Portal da Cidade Andradas

PREVISÃO

Atual safra de café deve ser favorecida pelo tempo seco, segundo a Epamig

Expectativa da colheita é de uma safra menor, o que pode contribuir com elevação dos preços

Publicado em 23/06/2022 às 15:00
Atualizado em

Para Epamig, momento é de atenção com produção de mudas (Foto: Epamig)

Nos últimos trinta dias, no Sudeste do Brasil o volume de chuvas totalizou 15 a 30 mm abaixo do normal e o clima sazonalmente mais seco dominou as principais áreas de café em Minas. Considerando a probabilidade de que o atual inverno seja mais seco na região cafeeira, a baixa umidade relativa do ar poderá contribuir para a qualidade do café que está sendo colhido nesta safra.

De acordo com a Epamig, devido a pouca chuva que ocorreu em determinadas regiões cafeeiras, tendo começado na segunda quinzena de fevereiro, problemas de má formação dos grãos têm sido relatados por alguns produtores. Adicionalmente a esse fato há também a expectativa da colheita de uma safra menor. Logo, o produtor precisa intensificar os cuidados com a sua colheita de modo a assegurar a produção de cafés de qualidade já que com a escassez do produto no mercado ele poderá conseguir bons preços na atual safra.

O mercado do café mantém a tendência de oscilação e alta nos preços e o cafeicultor que possuir estoques deve ficar atento e aproveitar os bons preços para vender de acordo com sua necessidade.

Segundo a Epamig, considerando que no atual momento é comum a produção de mudas de café, fica o alerta para aquele viveirista que ainda não semeou, que o faça rapidamente, para que possa ter mudas em bom estádio de desenvolvimento no início do período das chuvas. Outra atividade que deve ser realizada neste período é a coleta de amostra de solos para o planejamento e aquisição de fertilizantes e corretivos, os quais devem ser realizados com base nos resultados de uma análise de solos.

Fonte:

Deixe seu comentário