Portal da Cidade Andradas

APOIO

Frente Parlamentar da Uva e do Vinho é instalada em Brasília

Novidade pode beneficiar Andradas, um dos principais polos produtores do estado

Publicado em 27/03/2024 às 09:00
Atualizado em

Andradas tem atualmente seis vinícolas ativas (Foto: Embrapa)

Foi oficialmente inaugurada na última semana a Frente Parlamentar da Uva e do Vinho brasileiro, com a participação do chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Adeliano Cargnin. A novidade pode beneficiar Andradas, um dos principais polos produtores do estado.

O evento reuniu o setor vitivinícola, deputados e senadores de diversas regiões do país, além do ministro do Desenvolvimento Agrário e Abastecimento, Paulo Teixeira. As lideranças da Vitivinicultura de todo o Brasil participaram de reuniões dedicadas à defesa do setor, com especial atenção voltada para o vinho.

Segundo Adeliano, a instalação da Frente Parlamentar da Uva, Vinho, Suco, Espumante e Derivados foi um momento histórico para o setor vitivinícola brasileiro. “Isso demonstra a força política, econômica e social desse setor para o país todo, pois já são 18 estados do território brasileiro onde cultivam-se uvas. Para a Embrapa é motivo de orgulho e motivação para seguir em frente buscando soluções tecnológicas para cada vez mais viabilizar e fortalecer a atividade”, destacou.

Afonso Hamm falou ainda sobre desafios como a redução de impostos na reforma tributária para tornar a cadeia produtiva da uva e do vinho mais competitiva.

A viticultura brasileira contribui com aproximadamente R$ 5 bilhões para a economia do país, envolvendo mais de 70 mil agricultores familiares, 1.000 vinícolas e empregando direta ou indiretamente cerca de 100 mil pessoas.

Em Andradas, conforme o “Descubra Andradas”, site com todas as informações sobre o turismo na cidade, tem atualmente seis vinícolas ativas: Basso, Muterle, Marcon, Beloto, Stella Valentino e Casa Geraldo.

Fonte:

Deixe seu comentário