VINICULTURA
Brasil tem aumento no consumo e Minas está entre os maiores consumidores de vinho do país
Cenário favorece economias de cidades ligadas à vitivinicultura, como Andradas
Publicado em 11/06/2026 às 14:15
Enquanto o consumo mundial de vinho apresentou retração em 2025, o Brasil seguiu caminho oposto e registrou o maior volume já contabilizado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Ao longo do ano, foram consumidos 4,4 milhões de hectolitros da bebida no país, um crescimento de 41,9% em comparação com 2024.
O desempenho colocou o Brasil entre os poucos mercados do mundo que ampliaram o consumo de vinho no período, contrastando com a queda de 2,7% observada globalmente.
Levantamento realizado pela consultoria Ideal BI mostrou que os estados da Região Sul lideraram o consumo per capita. O Rio Grande do Sul aparece em primeira colocação, com média de 3,35 litros por habitante, seguido por Santa Catarina, com 3,02 litros.
Minas Gerais figura entre os principais consumidores do país, ocupando a quinta posição no ranking nacional, com consumo médio de 1,76 litro por habitante. À frente do estado estão Espírito Santo (2,12 L/hab) e Distrito Federal (1,95 L/hab).
Apesar de ocupar apenas a sexta posição em consumo por habitante, São Paulo concentra o maior volume total consumido no país, reunindo 26% de todo o mercado nacional.
A presença de Minas Gerais entre os cinco maiores consumidores reforça a relevância econômica do setor vitivinícola para municípios tradicionalmente ligados à produção de vinhos, como Andradas. O aumento da demanda nacional contribui para fortalecer uma atividade que faz parte da identidade e da economia local.
Fonte: André Vince
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Colheita de café avança e cria projeção otimista para 2026
08/06/2026 às 15:30
Projeto reforça apoio aos cafeicultores durante período de colheita em Andradas
26/05/2026 às 12:00
Projeto busca Denominação de Origem para os Vinhos de Inverno do Sul de Minas
20/05/2026 às 11:00
Curso de Classificação e Degustação de Café chega a Andradas
14/05/2026 às 15:06
Instituto Mineiro de Agropecuária inicia atualização de rebanhos em Minas Gerais
06/05/2026 às 14:15
Feira de agricultura familiar fortalece economia e cultura em Andradas
06/05/2026 às 13:15