Portal da Cidade Andradas

VINICULTURA

Epamig oferece curso gratuito sobre elaboração de vinhos em Caldas

Atividade programada para o dia 30 integra projeto de fortalecimento do setor vitivinícola no Sul de Minas

Publicado em 25/01/2024 às 14:30
Atualizado em

Inscrições devem ser feitas via e-mail (Foto: Portal da Cidade)

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza, na terça-feira, 30 de janeiro, das 8h às 12h, um curso gratuito sobre vinificação, direcionado para pequenos produtores. O evento acontece na Câmara Municipal de Caldas.

Segundo a organização, a capacitação terá como foco conceitos básicos da elaboração de vinhos de mesa, cuja produção é mais significativa na região do entorno de Caldas. 

Os temas abordados serão: ponto de maturação e qualidade da uva; controle enológico; práticas gerais de elaboração de vinhos; análises básicas de uvas, mostos e vinhos; uso de leveduras e preparo do pé de cuba.

“Nosso objetivo é oferecer um curso com conhecimentos básicos, que possam auxiliar tanto participantes que já produzem vinhos em suas propriedades quanto interessados em ingressar na vitivinicultura”, ressalta a pesquisadora e enóloga da Epamig, Angélica Bender. 

“É muito importante que o produtor venha para essas capacitações e procure pelo nosso apoio, para auxiliarmos na padronização dos produtos e tirarmos dúvidas sobre a legislação, sobretudo diante do interesse em obter um registro para regularizar a produção”, acrescenta Angélica.

As inscrições para o curso de vinificação devem ser feitas pelos telefones (49) 99133-0703 e (35) 98405-9071, ou e-mails angelica.bender@epamig.br e rvmota@epamig.br. Haverá certificado de participação.

O curso de vinificação é uma das atividades previstas no projeto de pesquisa intitulado “Inovação do setor vitivinícola da região Sul de Minas Gerais”, coordenado por Angélica, que teve início em maio de 2023 e já cadastrou cerca de 50 produtores familiares dos municípios de Caldas, Santa Rita de Caldas e Andradas.

O trabalho envolve reuniões periódicas com os produtores de uvas e vinhos da região, visitas às propriedades, acompanhamento das colheitas, coletas de amostras para análises laboratoriais e elaboração de laudos técnicos que são entregues a cada um dos vitivinicultores cadastrados. A previsão é a de que a pesquisa seja concluída em 2027.

Fonte:

Deixe seu comentário