Portal da Cidade Andradas

PREJUÍZO

Importante para a região, café deve ter grande queda de produção em 2021

Região Sul de Minas é responsável por 25% da produção nacional de café

Publicado em 12/05/2021 às 01:00
Atualizado em

Queda da produção em 2021 deve ser de 24,3% (Foto: Agência Minas)

A economia do Sul de Minas pode ter um impacto negativo considerável em 2021. Isso porque, a estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nessa quarta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta para uma redução de mais de 24% na produção.

Um dos principais produtos da economia sul-mineira, o café deve ter sua produção reduzida em 24,3% frente ao ano passado, chegando a 2,8 milhões de toneladas, segundo o IBGE.

No Brasil, há dois tipos de café. Um é o arábica, que representa 75% da safra, e o outro é o canephora ou conillon, que representa 25%. E há no cafeeiro do tipo arábico a bienalidade, ou seja, quando em um ano a produção é muito boa, no ano seguinte ela é menor, devido à exaustão das plantas. No ano passado, tivemos um recorde de produção de café arábica, então esse declínio é esperado, porque é próprio da fisiologia da planta”, informou o gerente da pesquisa, Carlos Barradas.

Historicamente o café ocupa uma fatia significativa da economia de todo o estado, que responde por cerca de 50% da produção nacional. Já a região Sul de Minas responde por 25% da produção nacional de café.

Fonte:

Deixe seu comentário