Portal da Cidade Andradas

MAIS SAUDÁVEL

Sul de Minas pode ter a criação de um Polo Agroecológico e de Produção Orgânica

Projeto busca estimular viabilizar o uso racional da terra e a produção de alimentos saudáveis

Publicado em 25/08/2021 às 09:00
Atualizado em

Polo abrangerá 119 municípios da região Sul (Foto: Pixabay)

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu parecer favorável em 2º turno ao Projeto de Lei 2.185/20, que prevê a criação de um polo agroecológico no Sul e Sudoeste de Minas.

A proposição institui o Polo Agroecológico e de Produção Orgânica nas regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais. O projeto pretende ainda viabilizar o uso racional da terra na produção de alimentos saudáveis, sem a utilização de agrotóxicos, e contribuir para a preservação do meio ambiente.

O polo abrangerá 119 municípios do Território de Desenvolvimento Sul e outros 34 do Sudoeste. Devem ser considerados, dentre outros, os princípios do desenvolvimento sustentável, associativismo e cooperativismo, participação social e segurança alimentar.

O projeto lista, ainda, diretrizes para o polo e determina que as ações relacionadas à sua implementação contarão com a participação de representantes dos agricultores familiares e das entidades públicas e privadas ligadas à produção e à comercialização dos produtos.

Após aprovação em 2º turno, o projeto agora já pode ser discutido e votado definitivamente pelo Plenário.

Fonte:

Deixe seu comentário