Portal da Cidade Andradas

MAIOR CAPACIDADE

Vinícola do Campo Experimental da Epamig em Caldas será reformada

Obras vão ampliar atuação da unidade, que atualmente dá suporte a várias vinícolas de Andradas

Publicado em 13/11/2023 às 15:15
Atualizado em

Campo atende vitivinicultores já no mercado e novas regiões produtoras (Foto: Epamig)

A vinícola do Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Caldas será reformada. As obras vão ampliar atuação da unidade, que atualmente dá suporte a várias vinícolas de Andradas.

As intervenções, no valor aproximado de R$ 500 mil, em recursos próprios, vão permitir a atualização da estrutura. As melhorias incluem ações estruturais e também a ampliação da cave para o armazenamento da produção.

A Estação Experimental de Viticultura e Enologia de Caldas foi inaugurada em 1936 para ser um dos três primeiros centros de pesquisa especializado em uva e vinho no Brasil e a primeira vinícola experimental da região Sudeste. O espaço foi cedido à Epamig na década de 1970 para atender as demandas de viticultores da região para a produção de vinhos de mesa e suco de uva. No começo dos anos 2000, assumiu também pesquisas para a produção de vinhos finos, por meio da metodologia de dupla poda da videira, que se tornou um diferencial para a vitivinicultura andradense.

Atualmente, são 26 vinícolas atendidas (algumas delas em Andradas), sendo 16 de Minas Gerais, nove de São Paulo e uma do estado do Rio de Janeiro.

“Recebemos produtores que já têm experiências em atividades agrícolas e também aqueles que estão começando a atuar na vitivinicultura”, comenta o enólogo Lucas Amaral.

Fonte:

Deixe seu comentário