Portal da Cidade Andradas

FUTEBOL

Rio Branco de Andradas completa 72 anos de existência

Time de futebol fez sua primeira partida em 13 de junho de 1948

Publicado em 12/06/2020 às 23:00
Atualizado em

Rio Branco tem 2 títulos do interior no currículo (Foto: Rio Branco)

Era 13 de junho de 1948, quando nascia o Rio Branco Futebol Clube ou simplesmente Rio Branco de Andradas. A equipe sul-mineira formada por um grupo de jovens que deixaram de integrar outro time da cidade se tornaria uma das mais tradicional da região sul de Minas Gerais.

Sinésio Teodoro e Venício Almeida, então jogadores do juvenil do Esporte Clube Andradense, apoiados por Pedro Delavia, Sebastião Teodoro Rosa e por Luiz de Almeida Lino (então titular da equipe) fundaram um novo clube devido à insatisfação por apenas treinarem e não participarem dos jogos. Assim, nascia Rio Branco Futebol Clube, com referência ao local de sua residência, a Praça Barão do Rio Branco.

1ª equipe: Em pé: Antônio Dechichi (árbitro), Modesto, Walter Bacalhau, Venício, Sinésio Cabeção, Fio Tolosso, Antônio Buzato e Pedro Delavia (técnico). Agachados: Armandinho Canela Roxa, Bolinha, Ari, Luiz Lino e Caetano Staut.

O primeiro jogo da nova equipe aconteceu em 13 de junho de 1948 no campo de futebol da Vila Caldas, onde hoje se encontra o Estádio Parque do Azulão. Com arbitragem de Antônio Dechichi, a equipe treinada por Pedro Delavia teve em campo com Modesto, Walter Bacalhau, Venício, Sinésio Cabeção, Fio Tolosso, Antônio Buzato, Armandinho Canela Roxa, Bolinha, Ari, Luiz Lino e Caetano Staut. O jogo foi diante da equipe do distrito rural de Gramínea, e terminou com vitória do Rio Branco por 4 a 2.

Entre 1948 e 1985, o Rio Branco FC se dedicou apenas ao futebol amador, vindo a estrear entre os profissionais em 1986, no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. O primeiro jogo como time profissional foi contra o Minas EC, de Boa Esperança, com vitória por 1 a 0. Foi anúncio de uma campanha que terminaria com o vice-campeonato e o acesso à elite do futebol estadual.

1º time profissional: Em pé: Newton Prado (técnico), Nandinho, Silvinho, Édson Augusto, Zil, Magela, Édson Tomé e Fafi (massagista). Agachados: Toinho, Melete, Amarildo (autor do primeiro gol profissional do Azulão), Edmilson e Cidinho.

Em seu tempo atuando no futebol profissional foram dois títulos do interior, conquistados em 1990 e 1992, e participações no Brasileiro da Série C nos anos de 1989, 1990, 1992, 1998 e 2003, e na Série B em 1991. Já em 2009, mais uma boa campanha. O time de Andradas chegou às semifinais, sendo eliminado pelo Atlético. Bem dentro de campo, fora dele problemas políticos fizeram com o que clube interrompesse sua história no futebol mineiro.

Curiosidades

Em sua trajetória, o Rio Branco recebeu doi apelidos: Azulão e "O mais querido". O primeiro, surgiu em 1986 por conta da cor de seu uniforme, um azul escuro marcante. O segundo (e mais antigo) foi dado em 1949.

Em seus anos no futebol, o Azulão desenvolveu uma grande rivalidade com a Caldense, equipe de Poços de Caldas, que fica a 40km de distância de Andradas. Ao todo, foram 27 clássicos, com 10 empates, 7 vitórias da Caldense e 10 triunfos do Rio Branco.

Rio Branco e Caldense  se enfrentaram 27 vezes

Fonte:

Deixe seu comentário