ELEIÇÕES 2026
Campanha Vovó Vota busca incentivar participação de idosos nas eleições
Em Andradas, 4.167 pessoas com mais de 70 anos estão aptas a votar, conforme o TSE
Publicado em 21/10/2026 às 15:15
O Movimento Voto 70+ lançou a campanha Vovó Vota com o objetivo de conscientizar a população idosa sobre a importância da participação nas Eleições 2026.
A iniciativa busca fortalecer a consciência cidadã e diminuir o número de eleitores com mais de 70 anos que deixam de comparecer às urnas. Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, o voto para esse público é facultativo, grupo que historicamente apresenta índices elevados de abstenção.
No Brasil, aproximadamente 16 milhões de pessoas nessa faixa etária integram o eleitorado, o equivalente a 10,6% do total. Em Andradas, 4.167 pessoas com mais de 70 anos estão aptas a votar, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Apesar disso, o comparecimento às urnas aumentou no primeiro turno de 2026. De acordo com levantamento do Movimento Voto 70+, o percentual de idosos com mais de 70 anos que não votaram caiu de 58,8%, em 2022, para 49,1% no primeiro turno deste ano, uma redução de quase 10 pontos percentuais.
Para estimular uma nova queda nesse índice no segundo turno, marcado para o próximo domingo, 25 de outubro, a campanha busca a mobilização de quem não participou da primeira votação e que pode comparecer ao segundo turno normalmente.
Prioridades
Idosos têm condições especiais de atendimento nas seções eleitorais. Uma resolução do TSE estabelece que pessoas idosas têm direito a atendimento prioritário nos locais de votação, sem precisar esperar na fila comum.
As regras também preveem medidas de acessibilidade para garantir que os eleitores idosos possam exercer o direito ao voto com autonomia e segurança.
Eleições em Andradas
Em Andradas, 75,72% dos 30.139 eleitores compareceram às urnas no primeiro turno. Ao todo, 22.812 pessoas votaram. Já 7.327 não participaram da votação, mas poderão participar do segundo turno.
Ao todo, a cidade tem 17 locais de votação, que reúnem 102 seções eleitorais.
Fonte: André Vince
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Eleitores devem conferir documentos e regras para votar neste domingo
23/10/2026 às 13:15
Prazo para comícios e propaganda na internet termina nesta quinta-feira
22/10/2026 às 13:15
Cartório Eleitoral confere relógios das urnas eletrônicas para o 2º turno das eleições
21/10/2026 às 09:00
TSE anuncia mudança de endereço de seções eleitorais para o segundo turno
19/10/2026 às 13:15
Câmara de Andradas abre consulta pública para atualização da Lei Orgânica
12/10/2026 às 20:13
Após o 1º turno, eleitores de Andradas ainda têm pendências e obrigações eleitorais
05/10/2026 às 13:15