Portal da Cidade Andradas

RELIGIOSIDADE

Católicos comemoram o Dia de Reis em Andradas

Segundo a tradição cristã, os Três Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, visitaram o recém-nascido Jesus de Nazaré no dia 6 de janeiro

Publicado em 06/01/2021 às 03:07
Atualizado em

Ione Lemos Moraes uma das integrantes do Grupo de Folia de Reis de Andradas, Estrela Guia (Foto: Arquivo pessoal)

0:00
0:00

Fé e religiosidade se misturam numa tradição milenar que celebra a vida de Jesus desde o seu nascimento. A tradição surgiu no século oitavo, quando os reis magos se tornaram santos pela igreja católica e ainda hoje as celebrações acontecem mundo afora. No dia 6 de janeiro, também se encerram os festejos natalinos, data em que são desarmados os presépios, enfeites e as árvores de Natal.

Em Andradas aconteceu no último domingo, 3, no sítio da família da Marta Zétula, próximo ao Bairro do Jaguari/Fazenda Tulha Preta, uma celebração com a participação de Ione Moraes - uma das integrantes do Grupo Estrela Guia, de Andradas. Em áudio ela conta um pouco da sua participação.

História

Os três reis magos saíram do Oriente e presentearam o Menino Jesus com ouro, incenso e mirra. O ouro representa a realeza, pois os Magos procuravam o rei dos judeus; o incenso, a fé, simbolizando a oração que chega a Deus; e a mirra, uma resina usada como remédio, de sabor amargo, remetia ao sofrimento que Jesus iria passar.

Em Portugal, a comemoração se dá com o chamado Bolo de Reis, feito com um brinde e um caroço de fava. Também é comum a encenação de peças e teatro.

As crianças, na Espanha são incentivadas a deixar na janela um sapato com capim, antes de dormir, para que os camelos dos Reis Magos se alimentem antes de retomar a viagem.

Na França e em Quebec, no Canadá, também há comemoração semelhante a essa com o objetivo de incentivar a solidariedade.

No Brasil, em dezembro os rituais pelas Folias de Reis têm início e terminam em janeiro. Os músicos tocam instrumentos diversos como: tambores, rabeca, viola caipira e acordeão e a proposta não é levar presentes, mas recebê-los.

Fonte:

Deixe seu comentário