Portal da Cidade Andradas

MODERNIZAÇÃO

Evento Online com gestores públicos do Sul de Minas reúne quase 70 Prefeituras

Encontro virtual aborda o investimento em tecnologia para desenvolver as cidades

Publicado em 23/02/2021 às 04:52

Painel Webinar Cidades Digitais Sul MG (Foto: Divulgação)

Gestores públicos de quase 70 Prefeituras participaram na manhã desta quinta-feira (23) de um evento online, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), para tratar da modernização dos serviços públicos. As ações implantadas nas Prefeituras de Belo Horizonte, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí reforçam a importância do investimento em tecnologia para desenvolver as cidades. “Essas informações tenho certeza que vão pautar essa nova gestão. O mais importante quando tratamos de cidades digitais, conectadas e inteligentes é a melhoria na condição de vida do cidadão, que transforme cada localidade no melhor lugar do mundo para se viver”, disse o diretor da RCD, José Marinho, sobre o compartilhamento de soluções e iniciativas no evento apresentado pela jornalista e diretora da S. Clara Comunicação, Valdireni Alves.

O apoio ao empreendedorismo e a inovação em Santa Rita do Sapucaí acontece através do movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz, segundo o prefeito Wander Wilson Chaves. “A tecnologia como forma de inclusão, o empreendedorismo como forma de despertar o sonho e realizar, a arte e cultura como forma de consciência e a ética e a cidadania fornecendo ferramentas ao cidadão para que ele possa decidir melhor sobre os dilemas da vida contemporânea”, explica o prefeito sobre os eixos centrais do movimento, ressaltando também os avanços digitais na Saúde e Educação do município que é reconhecido como o Vale da Eletrônica.

A Secretária de Saúde de Pouso Alegre, Sílvia Regina Pereira da Silva, também destacou a importância de informatização do setor para controle dos serviços prestados. “Durante esse tempo de pandemia, sem a tecnologia seria impossível fazer a gestão”, observou a secretária sobre sistemas e processos eletrônicos adotados.

Poços de Caldas é outra cidade da região que investe em tecnologia. De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Trabalho de Poços de Caldas, Thiago de Paula Mariano, uma das primeiras ações dentro do projeto Poços Cidade Inteligente é transformar nos próximos dias a pasta em Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. "Lançamos há poucos dias, foi aprovada e sancionada, a criação do Sistema Municipal de Tecnologia, Ciências e Inovação, que, consequentemente, criou um conselho formado por pessoas do poder público, representantes das instituições de ensino superior e da sociedade civil. Então, uma parte dos tributos das empresas de tecnologia vai ser revertida para um Fundo Municipal para apoiar, amparar e dar sustentabilidade aos projetos de inovação e tecnologia", conta Mariano.

O diretor presidente da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel), Leandro Garcia, ressalta que a tecnologia vem mudando a forma do poder público lidar com os problemas urbanos, em especial durante a pandemia que obrigou a adoção em larga escala e reestruturação dos processos para a continuidade dos serviços públicos. “Essa transformação digital ou a jornada que se constrói de cidades inteligentes é atualizar os processos, a forma de trabalho, de comunicação, de lidar com os problemas e os desafios gigantes que toda cidade tem naturamente”, observa Garcia. O Webinar das Cidades Digitais do Sul de Minas teve a parceria da S. Clara Comunicação, IPM Sistemas, Sigma Telecom, Furukawa, Sonner e Inovadora.

Confira o evento na íntegra transmitido pela TVRCD, o canal oficial da RCD no YouTube:

Fonte:

Deixe seu comentário