Portal da Cidade Andradas

FLIPOÇOS 2020

Flipoços abre discussão sobre literatura e empreendedorismo negro feminino

Festival acontece entre abril e maio e este ano tem como tema "Mulher e literatura: da poesia ao poder."

Publicado em 13/03/2020 às 00:00
Atualizado em

Alexandra Baldeh Loras, Cristiane Sobral e Aline Midlej (Foto: Divulgação)

O Empreendedorismo negro feminino é assunto de debate em uma das mesas do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços 2020. O encontro será logo no primeiro dia da edição comemorativa dos 15 anos do Flipoços: sábado, dia 25 de abril, às 16h, no Espaço Cultural da Urca. O Festival vai até o dia 03 de maio e este ano traz como tema: "Mulher e literatura: da poesia ao poder."

Na mesa "Literatura e Empreendedorismo da Mulher Negra", três mulheres negras e referências em suas áreas de atuação falam sobre conquistas, barreiras, representatividade e racismo no mercado de trabalho. São elas:

Alexandra Baldeh Loras ex-consulesa da França em São Paulo, embaixadora da "AfroeducAção" e fundadora do Fórum Protagonismo Feminino é formada em jornalismo por uma das universidades mais tradicionais do mundo, a Sciences Po, pesquisa e defende a representação da população negra na mídia e na educação. É coordenadora do site PlanoDeMenina.com.br. A ativista acredita que a construção da identidade negra precisa ser feita em toda sociedade, mas especialmente nas crianças.

Cristiane Sobral, poeta, atriz e palestrante, Cristiane é mestre em Artes (UnB), pesquisa as estéticas nos teatros e literaturas de matrizes africanas e indígenas. Professora na Secretaria de Educação do DF - SEDF. Escritora e palestrante com participação em eventos diversos países, como Moçambique e Angola. Tem nove livros publicados, o mais recente Dona dos Ventos de poesia. Alguns dos temas abordados em sua poética: feminilidade da mulher negra, corpo, sexualidade, infância, masculinidades, maternidade, violência de gênero, religiosidades de matrizes africanas, afetos, música e diásporas.

A mediação é da jornalista e âncora do Jornal das 10h da Globo News, Aline Midlej. O telejornal responde por três horas de programação diária, com as principais notícias do Brasil e do mundo. Ao longo de 15 anos de profissão, a jornalista passou pelas principais redações de televisão do país como repórter e apresentadora. Fora do estúdio, já fez grandes coberturas como a do terremoto do Haiti e a guerra civil no Congo - em muitos contextos onde mulheres jornalistas (ainda) são minoria. Entre as premiações de destaque, Vladimir Herzog de Direitos Humanos e Prêmio Esso. Aline se coloca uma missão permanente, dentro e fora do estúdio, como jornalista: humanizar a comunicação.

As mulheres negras, incluindo pretas e pardas, são o maior grupo da população brasileira, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE). Para a curadora do Festival, Gisele Côrrea Ferreira, falar sobre o empreendedorismo da mulher negra é trazer à tona uma das discussões mais relevantes para a sociedade atual. "A luta e a força dessas mulheres é de extrema importância, mas outras questões ligadas à segregação de gêneros e de cor da pele ainda tão presentes na sociedade e conseqüentemente no mercado de trabalho fazem com que esses dados ainda sejam tão alarmantes, e é por isso que o Flipoços dará voz a elas", explica Gisele.



Receba as notícias através do grupo oficial do Portal da Cidade Andradas no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nosso número conseguirá fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. 📲 Participe: http://bit.ly/3cmLxIP 👈

Faça parte também das nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fonte:

Deixe seu comentário