Portal da Cidade Andradas

POLÊMICA

Prefeita de Andradas apoia Caldas e é contra envio de rejeitos à cidade

Segundo Margot Pioli, posição foi tomada “em defesa da saúde da população de nossa região”

Publicado em 03/09/2021 às 08:30
Atualizado em

INB podem mandar mais de mil toneladas de torta 2 à cidade (Foto: INB)

Após a notícia de que a unidade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caldas, poderia receber cerca de mil toneladas de materiais e equipamentos radioativos vindos de São Paulo, a Prefeitura de Caldas se movimentou para evitar que o material chegue à cidade. Prefeita de Andradas, Margot Pioli, apoiou a decisão da Prefeitura da cidade vizinha.

O prefeito de Caldas, Ailton Goulart, esteve em comitiva na sede da INB no Rio de Janeiro, para apresentar seus argumentos à presidência da empresa, apresentando inclusive o questionamento em relação às condições de risco que o material radioativo que atualmente está armazenado nos galpões da empresa oferece.

No encontro Ficou acordado que a direção da INB virá pessoalmente a Caldas para inspecionar as instalações do município no dia 14 de setembro. O prefeito de Caldas também solicitou à INB o pagamento de compensação pela empresa ao município, referente ao material abrigado na unidade local e pedido foi considerado e será avaliado pela empresa.

Pelas redes sociais, a prefeita de Andradas se manifestou em apoio à decisão tomada por Caldas: “Em defesa da saúde da população de nossa região, bem como do nosso Meio Ambiente, me solidarizo com o município de Caldas na rejeição de depósitos de materiais e rejeitos radioativos por iniciativa da INB – Indústrias Nucleares do Brasil. Recentemente o município recebeu ofício do Ministério Público Federal de São Paulo informando sobre a intenção da INB de fazer os depósitos de tais materiais na unidade de Caldas e, desde então, o prefeito Ailton Goulart, vereadores e entidades representativas vêm unindo esforços para impedir que isso aconteça. Andradas também é contra essa atitude prejudicial às pessoas e ao meio ambiente”.

Confira a fala do prefeito de Caldas em reunião com a INB:

Fonte:

Deixe seu comentário