Portal da Cidade Andradas

PREOCUPAÇÃO

Regional de Saúde confirma novos casos com variantes da covid-19 em Poços

Casos foram confirmados em amostras colhidas de 40 pacientes

Publicado em 16/06/2021 às 04:00
Atualizado em

Foram detectados diferentes tipos de variantes na cidade (Foto: Ilustração)

Nesta quarta-feira, 16, a Regional de Saúde de Pouso Alegre notificou oficialmente que na cidade de Poços de Caldas foram encontrados em amostras de pacientes analisadas de 13 de março até o dia 02 de abril, novos casos de variantes do novo coronavírus.

Foram informados que em amostras de 40 pacientes foram confirmados casos de variantes da covid-19: 33 com a variante “P.1.”; 4 com a variante “P.2.”; 1 com a variante “B1.1.7″ (variante do Reino Unido) e 2 definidas como “outras variantes”.

A Vigilância Epidemiológica junto a Atenção Básica está realizando a busca ativa dos pacientes para mais informações.

Os casos foram constatados depois de uma pesquisa realizada em todas as Regionais de Saúde pela Universidade de Minas Gerais – UFMG, Secretaria de Estado de Saúde e Fundação Ezequiel Dias – FUNED.

O que é uma variante?

Quando ocorrem mutações específicas, estas podem estabelecer uma nova linhagem do vírus em circulação. O coronavírus pode continuar sofrendo mutações adicionais gerando diferenças dentro da mesma linhagem. Quando isso acontece, caracteriza-se como uma nova variante daquele vírus.

Variantes em Andradas

No final de maio Andradas entrou para a lista de cidades que registaram casos da variante de Manaus da covid-19, considerada mais agressiva.

Na ocasião, a Prefeitura se manifestou sobre a situação, afirmando que o caso é "motivo de extrema preocupação".

Fonte:

Deixe seu comentário