Portal da Cidade Andradas

MINAS GERAIS

Rota Turística da Revolução de 1932 será reconhecida como patrimônio cultural

Projeto de lei foi apresentado pelo deputado Dalmo Ribeiro

Publicado em 11/09/2019 às 23:22
Atualizado em

A Rota da Revolução de 32 pode ser percorrida a pé ou de bicicleta (Foto: Site Oficial da Prefeitura de Jacutinga)

Projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa, na última quarta-feira (11), pelo deputado Dalmo Ribeiro, declara a Rota Turística da Revolução de 1932, no município de Jacutinga, Sul de Minas, como patrimônio cultural do Estado. A proposta (PL 1.108/19) tem o objetivo de reconhecer e preservar essa importante parte da história brasileira, palco daquela que foi considerada a maior revolta armada ocorrida no Brasil no século 20.

A Rota da Revolução foi lançada oficialmente em 2016 e tem como forte atrativo histórico os locais por onde marcharam tropas federalistas e paulistas, passando por sítios, fazendas, igrejas, antigas estações. São 65 quilômetros de percurso, com o roteiro histórico demarcado em toda a sua extensão.

“Transformar a Rota da Revolução de 1932 em patrimônio cultural é um dever histórico que temos com Jacutinga e com o nosso país. Além do aspecto da valorização cultural, é uma excelente oportunidade de promover o turismo mineiro, proporcionando o desenvolvimento econômico regional, gerando novos empregos e renda”, explica o deputado Dalmo Ribeiro, autor da lei.

O percurso da rota turística começa na antiga estação ferroviária no centro da cidade de Jacutinga, passando pelos bairros rurais de São Luiz, Machado e Sapucaí, depois tem uma breve passagem pelo município de Itapira, em São Paulo, retornando, já em Minas Gerais, pela fazenda da Mata, fazenda Bom Café e bairro dos Stecca.


Dalmo Ribeiro também é autor da Lei 22.179, de 2016, que instituiu a comemoração anual da data de 3 de outubro em alusão à Revolução Constitucionalista de 1932.

Fonte:

Deixe seu comentário