Portal da Cidade Andradas

TESTES

Secretaria Municipal de Saúde de Caldas pretende testar 10% da população

Medida foi tomada devido à baixa procura por atendimento da população com sintomas referentes à síndrome gripal

Publicado em 28/06/2020 às 22:30
Atualizado em

Aproximadamente 1.400 pessoas devem ser testadas (Foto: Ilustração/Prefeitura de Caldas)

Devido à baixa procura da população para atendimento de sintomas referentes à síndrome gripal, o que poderia ser um indicativo de contaminação por Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Caldas, seguindo orientações da Regional de Saúde, decidiu ir à campo investigar.

Desde o último dia 23 de junho, a busca ativa por pessoas que tenham eventualmente apresentado sintomas respiratórios a partir de março de 2020, ou ainda, que estiveram em contato com casos confirmados de contaminação por Coronavírus, e não procuraram o sistema de saúde, é o foco das equipes de saúde do município.

Dos casos de infecção comprovada por Coronavírus na cidade, não houve nenhum comprometimento mais sério de saúde e todos os casos foram considerados clinicamente curados até o momento. Mas os cuidados sanitários e de distanciamento permanecem. Acrescidos agora por mais esta iniciativa.

De acordo com o prefeito Alexsandro Conceição Queiroz, o objetivo desta busca é testar cerca de 10% da população, ou seja, aproximadamente 1.400 pessoas. “Com os resultados faremos um mapeamento e saberemos as áreas onde o vírus estaria circulando no Município.”

A secretária de saúde, Maira Santos Souza, explica que há estrutura e pessoal para a aplicação de cerca de sete testes por dia. Segundo ela, a testagem está sendo realizada pela busca ativa dos profissionais de saúde. “Primeiramente, vamos buscar quem teve sintomas e não procurou atendimento médico, depois vamos expandindo.”

Não existe a obrigatoriedade de se fazer o teste, mas os agentes de saúde orientam que todas as famílias que tiveram sintomas respiratórios ou contato com pessoas confirmadas se voluntariem.

Testes Rápidos para Covid-19

Os testes rápidos são exames que detectam anticorpos produzidos pelo organismo humano apontam se a pessoa teve ou não contato com o Coronavírus. Quando uma pessoa entra em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa e, após cerca de sete a dez dias, a quantidade de anticorpos desenvolvida pelo organismo já é detectada pelo exame.

De acordo com a Agência Nacional De Vigilância Sanitária (Anvisa), é importante ressaltar que o teste rápido não detecta especificamente o novo Coronavírus, mas sim os anticorpos produzidos pelo organismo depois de a infecção ter ocorrido. O exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma.

Fonte:

Deixe seu comentário