Portal da Cidade Andradas

PROGRAMA

Sicredi UniEstados está com inscrições abertas para o Fundo Social

Ação tem o objetivo de apoiar projetos sociais de interesse coletivo que impactem o maior número de pessoas

Publicado em 25/03/2024 às 17:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Sicredi UniEstados)

Começou em março o período de inscrições para o Fundo Social da Sicredi UniEstados. O Fundo Social tem o objetivo de apoiar projetos sociais de interesse coletivo que impactem o maior número de pessoas. Para isso, podem se inscrever entidades que tenham projetos sociais nas áreas de educação, cultura, esporte, inclusão social, segurança, meio ambiente e saúde. Por meio desse programa, é cumprido o 7º princípio Universal do Cooperativismo: interesse pela comunidade.

Anualmente, os associados destinam 2,4% do resultado da cooperativa para serem investidos no Fundo Social, tal ação está prevista em Estatuto Social no artigo 40. “O Fundo Social é uma das formas que o Sicredi tem de desenvolver as comunidades onde atua. É uma parte do nosso ciclo virtuoso, pois o que investimos aqui, fica aqui”, expressa o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar Parmeggiani.

Inscrição

Para submeter um projeto, é necessário que este seja promovido por uma entidade pública ou privada, sem fins lucrativos, legalmente constituída, com CNPJ ativo, e fazer parte da área de atuação da Sicredi UniEstados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.

As inscrições estão abertas e vão até 10 de junho. Para inscrever o projeto, a entidade deve procurar a agência mais próxima e apresentá-lo para que seja guiado sobre a a efetivação da inscrição.

Avaliação

Dentro dos objetivos do Fundo Social, são elencados critérios de avaliação para a seleção de projetos que são: priorizar a coletividade, envolvimento de voluntários ou parceiros, que tenha benefícios sociais à comunidade, que o projeto possua caráter continuidade, tenha gratuidade e ampla participação e que seja uma entidade que desenvolve outros projetos na comunidade.

Após serem avaliados em instâncias, cada entidade será notificada. A liberação do recurso será realizada conforme datas do cronograma aprovado pelo Conselho de Administração e divulgado no site da Sicredi UniEstados e mídias sociais oficiais da Cooperativa.

Para saber mais, o regulamento na íntegra pode ser acessado no site sicredi.com.br/uniestados, na aba Fundo Social.

Fonte:

Deixe seu comentário