Portal da Cidade Andradas

NEGATIVAÇÕES

Vereadora denuncia irregularidades no estacionamento rotativo Zona Azul em Poços

Parlamentar afirma que há reclamações de que motoristas sobre abordagem irregular para que regularizem notificações acumuladas

Publicado em 19/09/2019 às 22:02
Atualizado em

Vereadora quer saber se CPF será inscrito no cadastro de maus pagadores (Foto: ACS/Câmara de Poços de Caldas)

A vereadora Maria Cecília Opípari (PT) é autora de um requerimento, aprovado na última terça-feira (17), que solicita informações ao Executivo sobre o estacionamento Rotativo Pago Zona Azul em Poços de Caldas. Segundo a parlamentar, há reclamações de que motoristas vêm sendo abordados por fiscais para que regularizem as notificações referentes às advertências acumuladas ou a empresa procederá ao registro de negativações do CPF dos proprietários dos veículos junto ao SPC e Serasa.

No requerimento, Maria Cecília ressalta que a Lei Municipal nº 9.068 regulamenta a operação e concessão da Zona Azul, estabelecendo que os condutores estacionados em desacordo com a legislação devem ser notificados para que no prazo de 30 minutos, a contar do horário da emissão da notificação, regularizem a situação, mediante o pagamento de uma tarifa correspondente a cinco vezes o maior valor da tarifa vigente. A legislação prevê, ainda, que expirado o prazo de 30 minutos os infratores ficarão sujeitos às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro e seus regulamentos, inclusive, quando for o caso, à remoção do veículo. “A questão do CPF, ser for verdadeira, é uma arbitrariedade. A empresa é apenas responsável pela concessão de serviço. Não existe lei nenhuma que autoriza essa atitude de inscrever o CPF do motorista no SPC e Serasa”, declara.

Para a vereadora, é preciso saber quais medidas a Prefeitura tem tomado, uma vez que é responsável pela fiscalização do serviço. “O cidadão não pode sofrer intimidação e tão pouco ser levado a pagar uma advertência que, mesmo estando na lei que regulamenta o serviço, eu entendo que é inconstitucional. Caberia ainda uma ação pública para derrubar”, afirma.

Ainda no requerimento, a parlamentar questiona se é verdadeira a informação de que o CPF será inscrito no cadastro de maus pagadores e, caso afirmativa a resposta, qual o embasamento legal para essa medida. Caso negativa a resposta da Prefeitura, ela quer informações sobre a possibilidade do Executivo regulamentar a questão da negativação e protesto dos débitos não pagos.

Fonte:

Deixe seu comentário