Portal da Cidade Andradas

DA UVA AO VINHO

Stella Valentino: uma história de vinhos renovada

Mais de 100 anos após fundação, vinícola passou a apostar em vinhos finos premiados

Publicado em 30/06/2019 às 21:07
Atualizado em

Casarão centenário da família recebe visitantes para conhecer os vinhos (Foto: Portal da Cidade)

No ano de 1888, Valentino Stella chegou ao Brasil vindo da região do Vêneto, na Itália. Em Andradas, deu início ao cultivo de uvas e também à elaboração de vinhos para consumo da família.

"Como eles desde a Itália já adoravam vinho, começaram a plantar algumas plantas de videira pra fazer o vinho pro consumo. Então, desde 1910 a gente faz vinho pra consumo", destaca o proprietário da adega, José Procópio Stella.

Envolvido diretamente com a história do vinho andradense, o vitivinicultor relembra passagens que fizeram da cidade a Terra do Vinho. "Andradas sempre teve tradição em vinho e teve um período de ouro na produção. Após os anos 60 nós tivemos uma decadência da vitivinicultura de Andradas e por pouco ela não acabou. De 2000 pra cá, quando a gente começou a fazer a inversão de ciclo, colhendo a uva na época seca, nós fizemos com que a enologia de Andradas tomasse um novo rumo", explica.

E foi exatamente nos anos 2000, mais precisamente em 2002, que a adega Stella Valentino deu uma guinada em sua produção. Após quase um século produzindo seus tradicionais vinhos, a vinícola iniciou testes para a produção de vinhos finos, que só foram para o mercado em 2017. "Em 2002 eu comecei o projeto pra fazer vinho fino. Testei muitas variedades, já tem quase 100 variedades de vinho testadas. E agora estamos colocando no mercado os primeiros vinhos desse trabalho", revela José Procópio.


José Procópio Stella testou mais de 100 uvas para elaborar seus vinhos (Foto: Portal da Cidade)

Apesar da aposta em uma nova linha, Stella afirma que os vinhos comuns seguem em franca produção. "A gente produz alguns vinhos comuns, mas estão em desenvolvimento ainda". Ele ressalta ainda que a ideia da vinícola é resgatar e preservar uma caraterística sempre marcante dos vinhos andradenses. "O projeto nosso tem por objetivo produzir todo o vinho com uva também produzida em Andradas. É um projeto diferente. É um resgate do vinho andradense, que antigamente era todo produzido aqui", diz.

Entre os vinhos hoje apresentados pela adega está o Syrah, iniciado em 2017, e o Tempranillo, um vinho trabalhado e barricado, que ficou em segundo lugar entre 200 rótulos no Vitis Mundi. "Esses vinhos bons que estamos produzindo está dando orgulho pro andradense bater no peito e falar: agora nós temos vinho de qualidade produzido aqui em Andradas, com uva produzida aqui em Andradas, gerando mão de obra aqui em Andradas. Por isso eu fico muito feliz por ter iniciado esse projeto", se orgulha Stella.


Adega colocou vinhos diferenciados no mercado em 2017 (Foto: Portal da Cidade)

Com nova produção, a vinícola planeja agora ampliar sua atuação no atendimento ao público. José Procópio explica que o objetivo é criar um modelo de adega de pequeno porte para receber o turista de um modo diferente, em um casarão centenário da família totalmente restaurado. "A ideia é ter uma uva de ponta, um vinho de ponta, mas a gente vir degustar aqui nessa casa antiga pra mostrar que a gente está atento à tecnologia, mas estamos muitos ligados à tradição", pontua.


Stella Valentino produz atualmente 3 vinhos finos (Foto: Portal da Cidade)

Serviço: Vinícola Stella Valentino

- Localização: Sítio Recanto da Paz, Bairro dos Stella - Andradas-MG (no Google Maps)
- Telefone: (35) 99987-9449
- Site: www.insgain.com/user/vinicolastellavalentino/8474887070
- Rede Social: Instagram
- Horário de atendimento: Segunda a sábado das 9h às 16h e aos domingos das 9h às 14h
- Produtos: Produz atualmente 3 vinhos finos (Sauvignon Blanc, Syrah e Tempranillo). Possui ainda 4 vinhos comuns em desenvolvimento.

Fonte:

Deixe seu comentário